Distrito em foco

Igreja do Nazareno Logoa Nova

Sinto-me honrado em fazer parte do deste distrito. Sinto-me honrado em poder servir a Deus na Igreja do Nazareno e, particularmente, aqui em nosso querido Nordeste. Este ano estou celebrando 30 anos de ministério, 27 deles aqui no Nordeste. Quando aqui chegamos, em 1987, tínhamos poucas igrejas nas cidades do Recife, João Pessoa e Natal. As reuniões distritais cabiam na casa do superintendente, onde também fazíamos as refeições e nos hospedávamos. Hoje temos uma realidade bem diferente, e para melhor. Onde tínhamos apenas um distrito, hoje temos três. Nosso distrito foi formado no ano de 2001. Considerei-me privilegiado quando o Diretor de Área, Rev. Estevão Heap, me desafiou a assumir a superintendência. O novo distrito seria criado com os estados do RN, CE, PI e MA. Que desafio! Quatro Estados. Uma área geográfica imensa. Os recursos, poucos. Debrucei-me sobre o mapa da região e comecei sonhar. Sonhei e ainda sonho com igrejas saudáveis e multiplicadoras. Uma igreja que não se multiplica não é uma igreja saudável. Para que tivéssemos igrejas assim, teríamos que ter pastores saudáveis. Um pastor saudável é um pastor multiplicador. Para que o sonho se tornasse real, desafiei a própria igreja que eu pastoreava e pastoreio, a dar o exemplo. Plantamos nossa primeira igreja no interior do estado, Lagoa Nova, e nunca mais paramos de plantar igrejas. Ver uma igreja começando e depois vê-la se multiplicando, é maravilhoso. A primeira igreja que plantamos, foi Lagoa Nova, que também se tornou uma igreja multiplicadora. Esta igreja já possui várias congregações. Todas as vezes que organizamos uma nova igreja, meu desafio para elas é tornarem-se multiplicadoras. Isto tem acontecido com relativa frequência em nosso distrito.

2012 – Encerramos com 3.784 membros

2013- Encerramos com 4.159 membros. 375 novos membros. Destes, 230 foram recebidos através do batismo.

2012 – 19 Igrejas organizadas.

2013 – 22 Igrejas organizadas.

Este ano organizamos três novas igrejas, Santa Cruz, RN, iniciada em parceria com o Nazateen da Igreja Central de Campinas. Igreja do Nazareno Filadéldia em Mossoró, fruto do trabalho e empenho dos pastores Claudio e Karllas que, de uma forma sacrificial e amorosa, desenvolveram uma igreja com visão evangelizadora e plantadora de novas igrejas. E, a Igreja do Nazareno Videira, em Capim Macio, Natal, RN, fruto da visão do Pr. Alcimar e a Igreja do Nazareno de Zona Sul, Natal, RN. Pastor Marcondes e Jocélia, em Currais Novos, RN, estão fazendo um trabalho lindo. A igreja de Currais, onde serve Pr. Marcondes, está com três congregações. Compraram um terreno e já iniciaram a construção do novo templo. Já foi o tempo em que eu podia estar em todas as Assembleias Locais do nosso distrito. Por um lado fico triste, mas por outro, me alegro. Que bom poder contar com os colegas e distribuir esta tarefa. Uma das assembleias locais que dirigi foi a de Parque dos Coqueiros, Natal, RN. Ao ouvir o relatório do Pr. Soares, meu coração pulsou mais forte. Além do lindo trabalho na igreja local, Pr. Soares relatou dois novos trabalhos, Guajirú e Palmatória. No final da assembleia agendei com ele uma visita a uma das congregações. Foi emocionante chegar na comunidade do Guajirú e encontrar prédio todo pronto e ouvir Pr. Soares compartilhar sobre os trabalhos já realizados ali e os projetos para aquela localidade. Outra Assembleia que tive o prazer de estar foi em São Raimundo Nonato, PI. Se no Parque dos Coqueiros, meu coração bateu mais forte, em São Raimundo eu quase enfartei! Nunca vi tanta coisa acontecer em um mesmo culto. Assembleia local, recepção de novos membros, testemunhos tremendos e celebração da Ceia do Senhor! Dois testemunhos marcantes. D. Eliza, rezadeira, entregou sua vida a Jesus. Outro testemunho foi a conversão de uma senhora que seu esposa orava por ela a quase 30 anos! Depois de ouvir estes lindos testemunhos, Pr. Mardonio contou sobre o poço perfurado na cidade de Fartura que não tinha dado água. A frustração foi grande na comunidade. Três dias depois, um milagre aconteceu. Água cristalina começou a brotar. Hoje a comunidade do Seu Zé do Ano está abastecida com água para beber e dar para os animais. Após aquele maravilhoso culto de domingo, na segunda feira, viajei até a cidade de Fartura. Lá temos uma congregação pastoreada pelo nosso querido Pedro Júnior. Após conhecer o “Poço do Milagre”, saímos para visitar vários trabalhos da congregação local. Eu, como Abraão, não sabia para onde ia. Visitamos diversos lugares onde o evangelho está sendo pregado. Em cada lugar que chegávamos ouvia testemunhos lindos do que Jesus está fazendo através daquela igreja. Minha surpresa foi enorme por ver as distâncias que o Pr. Pedro os irmãos da Igreja do Nazareno de Fartura percorrem para dar assistência aos trabalhos. Quando regressamos constatamos mais de 300 Km percorridos na região! Confesso meus irmãos, que isto move meu coração.

Formação Teológica e Preparo Ministerial. Quero aqui reconhecer o excelente trabalho do nosso ETED Distrital, na pessoa do Rev. Orlando Cézar, dos Coordenadores de Núcleos espalhados pelo Distrito, e dos seus respectivos professores. Nas palavras do nosso Coordenador Pedagógico, Rev. Alcimar Laurentino: "Não podemos ter bons pastores se não tivermos uma boa teologia." Precisamos de boa teologia e bom ensino da Prática Ministerial. Este ano nos esforçaremos, ainda mais, para continuar melhorando a formação dos vocacionados para o santo ministério. Gratidão. Minha gratidão a minha querida esposa, Ana Maria, pelo seu incondicional apoio. Minha gratidão a igreja que pastoreio, que compartilha seu pastor com o Distrito. Minha gratidão a minha equipe pastoral e ministerial. Vocês são homens leias a Deus, a igreja e a minha pessoa. Ao meu Deus, pela Sua imensa e maravilhosa graça que, na Pessoa de Jesus perdoou os meus pecados e me deu a graça de ser chamado para o santo ministério.

Respeitosamente submetido,

Gerson Pinto Cardoso

Servindo como SD – Distrito Nordeste Setentrional